Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

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SEO: 7 passos essenciais para conteúdos de primeira página

[fa icon="calendar"] 23/fev/2017 6:55:03 / Autor - Guest Post - Web CEO

Guest Post - Web CEO

seogif.gifAo se falar em negócios on-line, o tráfego é o que há de mais importante em um site. Sem esta movimentação, nenhum objetivo é concretizado. Existem diversas estratégias e táticas para atrair um fluxo de tráfego mais qualificado para as suas páginas. 

Compreendamos que não há nada pior do que horas de dedicação na atividade de escrever um artigo completo, carregado de informações pertinentes e propositivas que, ao ser lançado na Internet, depara-se com o fracasso de geração de tráfego. Esta infelicidade ocorre devido à ausência de aplicação de estratégias funcionais para atrair visitas. 

Diante disso, separamos os 7 passos essenciais para o conteúdo de primeira página. 

1º passo essencial para conteúdo de primeira página: esteja atento ao potencial das palavras-chave 

Essa etapa inicial é extremamente importante. Antes de se aventurar em ferramentas de planejamento de palavras-chave, é importante já ter uma lista básica para começar. Anote todas as palavras que você acha que os seus clientes usariam para buscar o seu produto ou serviço na internet. 

Deve-se ter conhecimento a respeito da existência de mercado para qualquer produto ou serviço que tenha destino de venda, independente do que seja, ou, no caso de conteúdos e tutoriais, pessoas interessadas em se informar e absorver, assim como qual é o volume de busca pelas palavras-chave relacionadas ao site. 

As ferramentas que auxiliam na busca por palavras-chave atuam de modo a cumprir esta tarefa e rapidamente informam se há demanda no mercado. Dentre as diversas ferramentas do WebCEO, existe um módulo completo para análise e escolha das palavras-chave. Acesse o módulo especialmente criado para que você ‘Receba Sugestões de Palavras-Chave’, onde são apresentadas informações como: 

  • Buscas Locais no Google: É uma amostragem média mensal das buscas locais para determinado termo de pesquisa. Buscas locais são buscas realizadas dentro de seu território e quase sempre são menores que os índices das buscas globais; 
  • Lance de Competidor: Este índice mostra a quantidade potencial dos competidores para determinado termo de pesquisa, trabalhar termos de pesquisa com menor quantidade de competidores é uma alternativa inteligente para ganhar relevância na internet; 
  • Tendencias de Pesquisa: É a média mensal das pesquisas realizadas para determinado termo de pesquisa. A média pode ser tirada comparando com as buscas globais ou mesmo com as locais; 
  • KEI (Keyword Eficácia Index): Usa o número de pesquisas globais para uma palavra-chave e seu coeficiente de competição na tentativa de obter uma grande estimativa da eficácia de determinada palavra-chave. Quanto maior o KEI, melhor, porque o número de procura é relativamente alto, enquanto a concorrência é relativamente alta. 

Os fatores apresentados são essenciais para que você opte pelo termo que mais vale a pena, tendo em vista a importância do tráfego qualificado para seu negócio. Isso proporciona informações para que você faça uma análise mais certeira da competitividade dos termos pesquisados. 

2º passo essencial para conteúdo de primeira página: concorrência e resultados de busca

 Ter conhecimento dos concorrentes de seu negócio é uma ótima opção para aplicar seus diferenciais em momentos importantes, assim como destacar seus produtos frente às vitrines on-line de seus concorrentes. A etapa pode ser considerada uma das mais importantes no processo de otimização de um site para ferramentas de busca, pois é nela que você identifica os meios pelos quais seus concorrentes estão “rankeando” nas páginas de resposta dos buscadores. 

O WebCEO tem alguns módulos destinados ao monitoramento e análise das palavras-chave utilizadas pela concorrência, assim como, identificação da quantidade e qualidade dos backlinks existentes. 

Diferente do que muita gente pensa, ao tratarmos da Análise da Concorrência em SEO, não estamos nos referindo a uma ação violenta, muito pelo contrário, é uma rotina onde busca-se entender o que os concorrentes estão fazendo, através do exame de suas estratégias e correção de possíveis pontos fracos na estratégia de SEO que está sendo utilizada. 

A criatividade e domínio das técnicas toma sua forma brilhante, afinal, para perceber o que seus concorrentes estão fazendo, é necessário o domínio completo de todas estas técnicas e a compreensão de sua utilização. A otimização de um site demanda uma situação dentro do contexto da busca e, devido a isso, não se pode ignorar as ações da concorrência, sob pena de não presenciar seus conteúdos e afins nas primeiras colocações. 

3º passo essencial para conteúdo de primeira página: título irresistível

 O Título é um dos itens que mais influencia o posicionamento nos buscadores, sobretudo no Google. Não é difícil entender o motivo. O Título dos resultados de busca nos ajuda a encontrar o que procuramos rapidamente.

Alguns profissionais alegam que você deve gastar 50% do tempo dedicado a um artigo pensando no seu título. Parece muito, não é mesmo? Entretanto, o item é fundamental para a posição de seu artigo, já que é o primeiro contato do público com o seu conteúdo. A atenção do leitor deve ser capturada desde o primeiro momento, é importante evitar o erro de desenvolver artigos sensacionais para ser lançado ao abismo da Internet. Sem um bom título, todo o trabalho poderá ser perdido. 

Sabendo da importância dos títulos, conheça uma técnica fundamental para auxiliar em suas produções. 

Técnica 4U’s: 

  • Be USEFUL to the reader;
  • Provide him with a sense of URGENCY;
  • Convey the idea that the main benefit is somehow UNIQUE;
  • Do all of the above in an ULTRA-SPECIFIC way.

 Em português: 

  • Seja ÚTIL para o leitor;
  • Crie um senso de URGÊNCIA;
  • Transmita a ideia de que o principal benefício é algo ÚNICO;
  • Faça tudo acima de forma ULTRA-ESPECÍFICA. 

É importante lembrar que todas as palavras utilizadas no título devem ter algum objetivo. Vale experimentar dividir seus títulos e analisar se as palavras utilizadas são fortes, proporcionam benefícios e induzem o leitor a clicar no seu artigo. Evitar erros ortográficos é mais que fundamental, eles fazem com que você perca toda a credibilidade. 

4º passo essencial para conteúdo de primeira página: utilize as redes sociais a seu favor, divulgue seu artigo! 

Não se esqueça da importância das redes sociais para divulgação de seus artigos, elas são constantemente acessadas, diariamente, por inúmeras pessoas do mundo. Elas já são, por si só, mecanismos de busca poderosos e amplamente utilizados pelos usuários. 

Não faz sentido achar que as pessoas só usam buscadores para encontrar o que procuram na web, as redes sociais são excelentes agentes de viralização e pode impulsionar muitos artigos de seu projeto profissional. 

Um incrível fato positivo é: o conteúdo da sua marca pode ser facilmente encontrado e compartilhado, principalmente por conta dos filtros de busca avançados que estão à disposição, sobretudo, se tratando do mais comum, a hashtag

5º passo essencial para conteúdo de primeira página: faça artigos diferenciados 

Muitos artigos não são acessados devido ao conteúdo batido, simples e muito comum a qualquer blog. Procure escrever artigos completos, recheados de informações e que não sejam cansativos e ultrapassados. Os textos devem ser claros e objetivos. Segundo um estudo do blog Quick Sprout, foi comprovado que a maioria dos artigos na primeira página do Google têm mais de 2 mil palavras, ou seja, artigos simples, sem muito conteúdo não chamam a devida atenção do público que foi ao encontro de informações, os artigos devem ser memoráveis, seguindo as técnicas essenciais para o alto acesso. 

A cabeça deve estar fora da caixinha, as pessoas se destacam a partir das inovações e da ausência do medo em ousar e ser criativo. Não se prenda a uma modelo fixo, deixe suas ideias fluírem e quando tiver decidido por aquelas que valem a pena, aplique-as de modo a colaborar para seu sucesso. 

6º passo essencial para conteúdo de primeira página: confiança nas regras de SEO para “rankeamento” no Google 

Muitos fatores internos, que estão relacionados às regras de SEO, foram apresentados durante o artigo, como a importância dos títulos, URL’s amigáveis, bons conteúdos, presença de palavras-chave, entre outros. As regras de SEO, quando colocadas em prática, alcançam resultados que vão melhorar tanto no aspecto de otimização para motores de busca como para interação de leitores de seus artigos. Confie nas técnicas avançadas e veja seu negócio saltar. 

7º passo essencial para conteúdo de primeira página: Google Analytics como aliado 

O Google Analytics permite que você compreenda com mais exatidão o andamento de seu negócio, garantindo mais oportunidades de crescimento e investimento naquilo que for melhor para a sua empresa. 

A ferramenta permite que você veja quais são os seus artigos mais visitados, identifica quais são as principais palavras-chaves que você deseja rankear nesses artigos, além disso, com ela é possível verificar qual é o potencial de demanda dos termos, entre outras possibilidades. Aparecer na busca orgânica, nos primeiros resultados, é uma tarefa que demanda muito trabalho e também muita paciência. 

Aproveite que o WebCEO integra com as ferramentas da família Google como o Analytics e Web Master Tools, centralizando todas as informações importantes para o seu negócio ter sucesso na internet em uma dashboard completa e intuitiva. 

Dessa forma, é preciso que o trabalho nos conteúdos seja realizado com foco e determinação, você deve estar sempre disposto a adquirir conhecimento visando sempre o avanço profissional de seu negócio. 

Algumas das ferramentas de otimização de mecanismos de busca, ou Search Engine Optimization, ainda são pioneiras no Brasil. É isso que a WebCEO está trazendo para o mercado brasileiro, com destaque na geração de leads – recurso capaz de endereçar demandas reais nesse processo, o que é diferente de figurar na primeira página e ser visto por um público desqualificado para o negócio.

Fonte: https://www.webceo.com

Topics: SEO

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