Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Significado de Assessoria de imprensa - O que é, Conceito e Definição

[fa icon="calendar"] 7/mar/2017 6:58:29 / Autor - Jéssika Morandi

Jéssika Morandi

GIF post blog-1.gif

Assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação e divulgação, seja para uma figura importante, um profissional independente ou uma empresa. Tudo se resume a criar conteúdo de qualidade sobre uma marca para repassá-lo a jornalistas de rádios, TVs, jornais, revistas, sites e outros formatos de mídia, a nível nacional ou internacional.

O assessor de imprensa pensa em temas que estejam em alta e engloba a marca que está assessorando dentro desse tema, fazendo essa sugestão de notícia para os jornalistas, que podem achá-la interessante para a publicação ou não. Se acharem, marcam entrevistas, pedem mais informações, e a assessoria cuida de todos esses processos, até a publicação, para garantir que a mensagem do assessorado seja transmitida da melhor forma possível.

O assessor também acompanha e reúne os resultados, ou seja, as matérias na mídia, para manter seus clientes informados, e para que eles possam gerar buzz em cima delas.

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

Assessoria de imprensa utiliza um press release para apresentar sua marca

Trata-se de um texto que resume o assunto de forma atrativa, seja ele um lançamento da empresa, a divulgação de dados inéditos, dicas sobre determinado tema ou, ainda, um case de sucesso ou a celebração de prêmios e bons resultados. O assessor de imprensa pode utilizar também um midia kit ou press kit para complementar a divulgação.

Saiba mais sobre esse recurso aqui: Midia Kit ou Press Kit: o que é?

Assessoria de imprensa nutre um bom relacionamento com a mídia

Às vezes restrita a alguns segmentos, a assessoria tem os contatos dos principais jornalistas que cobrem sua área de atuação, e sabe o melhor momento e a melhor forma de abordá-los. Além disso, a assessoria está composta por jornalistas também, que sabem o que chama a atenção da mídia. De jornalista pra jornalista, a coisa flui melhor.

Assessoria de imprensa também pode se integrar a estratégias digitais, por exemplo, SEO 

Há tempos a assessoria de imprensa não dá só notícias institucionais. Ela pode criar uma gama diversa de conteúdos que promovam seu cliente, integrando o inbound, mais especificamente, o marketing de conteúdo de sua marca. Pode, ainda, trabalhar com estratégias de marketing digital, por exemplo, link building para melhorar o SEO do seu site.

AGENDE COM ESPECIALISTA

Conheça mais sobre o tema no post: Inbound Marketing turbinado por Assessoria de Imprensa

Topics: Assessoria de Imprensa, marketing de conteúdo, inbound marketing

Jéssika Morandi

Escrito por: Jéssika Morandi

Jéssika Morandi é formada em Jornalismo pela ECA-USP, já trabalhou na revista Pais & Filhos, da Editora Manchete, e na revista Viva! Mais, da Editora Abril. Atualmente é coordenadora de conteúdo da Press Works.

Inscreva-se!

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias