Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Técnicas matadoras para fazer seu clipping com agilidade e eficiência

[fa icon="calendar"] 22/mar/2017 16:54:01 / Autor - Guest Post - Web CEO

Guest Post - Web CEO

clipping-1.jpg

Medir resultados. De pouco adiantam estratégias bem pensadas se não se puder avaliar, na prática, o que se está obtendo, qual o real retorno. Em termos do trabalho do assessor de imprensa, isso é feito por meio do clipping.

Mas, afinal, o que é Clipping?

 É uma técnica praticada por profissionais da área de assessoria de imprensa que consiste na procura e compilação de notícias e publicações pertinentes sobre um determinado assunto. 

Trata-se de uma forma de medir, avaliar e entregar os resultados que definem a presença do assessorado (pessoa física, jurídica ou organização não governamental) na mídia em um intervalo específico de tempo. 

O termo é originário do inglês e está relacionado ao verbo “cortar”, remetendo a palavra clipping a recorte de jornal, matéria impressa. Hoje, porém, as mídias on-line exigem que seja feito o clipping digital. 

Conheça as técnicas matadoras para fazer seu Clipping com agilidade e eficiência

Utilize os buscadores com sabedoria para fazer seu clipping digital

 Os buscadores são excelentes ferramentas para que o profissional encontre as informações almejadas de modo rápido e eficiente.O Google,como um dos smais utilizados do mundo, se configura como a melhor fonte de pesquisa para notícias e afins. Entretanto, existem outras boas ferramentas de busca que podem ser utilizadas e exigem as mesmas questões. 

É extremamente importante o uso de palavras-chave adequadas. A exatidão nos termos de pesquisa é aliada dos assessores de imprensa: quanto maior sua especificidade, maior a relevância dos resultados apresentados. Esta informação é chave para monitoramento de notícias, desde no Google até em uma ferramenta mais complexa. 

A utilização das técnicas de SEO é uma ótima decisão, pois são desenvolvidas visando a excelência no mundo on-line e auxilia no uso correto de tags e URLs, que facilitam seu trabalho, assim como o uso de palavras-chave dentro de sites e blogs específicos. A unidade do maior número de notícias sobre determinado tema irá desdobrar em mais opções na hora de selecionar o que você deseja. 

Faça a seleção de informações

Após recolher as informações, o profissional deve direcionar seu trabalho para a seleção e organização, efetuando a separação das informações mais importantes das menos relevantesTrata-se de uma análise qualitativa. Apesar disso, a “triagem” também requer uma análise quantitativa, afinal, é preciso considerar alguns pontos importantes, entre eles: 

  • Aceitação da notícia em certas regiões;
  • Repercussão da informação;
  • Registros em capas e colunas de livros, revistas, jornais e outros periódicos. 

Os critérios apresentados são excelentes para estimativa de uma nota média paraas matérias “clipadas” A avaliação qualitativa deve ser crítica e com participação direta do profissional, propondo alterações, sugerindo ideias e apontando tendências.

Outro ponto importante é que a qualidade das notícias deve estar diretamente relacionada à forma de abordagem, ao perfil da empresa-cliente, à sua concorrência  ou seja, avaliação e monitoramento do mercado em que ela se desenvolve, à existência de outras marcas, ações e perfis dessas marcas, e ao público-alvo. 

As notícias devem estar organizadas

Para fazer seu clipping com eficiência, organização é fundamental. As matérias devem ser organizadas conforme um modelo padrão, relacionadas de acordo com sua importância, com sumário sobre as notícias, página de assessoramento e retorno do assessor. A partir do momento em que as notícias estiverem organizadas, estas devem apresentar:  

  • Veículo de transmissão;
  • Programa;Horário, data e endereço eletrônico da publicação;
  • Título ou assunto da matéria;
  • Sinopse (resumindo o conteúdo da notícia). 

O comprometimento para efetuar o planejamento organizativo de seu clipping irá trazer bons resultados para o que você espera de sua atuação no mercado. Uma coisa é certa: as questões organizativas são fundamentais para os processos serem realizados com mais exatidão, praticidade e eficiência. 

Criação de um arquivo

Após junção de fontes de pesquisa, separadas e organizadas em folhas padronizadas, o profissional  que atua como assessor deve estabelecer com a empresa para a qual presta serviços um prazo para a entrega de um arquivo com todas as informações recolhidas durante determinado período. As análises acerca do ramo de atuação e tudo que foi apresentado devem ser expostas ao contratante. 

  • Algumas ferramentas são bem úteis para realização do clipping digital, para facilitar o trabalho do profissional,como: 
    Keeb: permite guardar partes das páginas de pesquisa, não páginas completas;
  • Evernote clipper: acompanha o Evernote, sendo uma extensão para navegadores como Firefox, Safari, Chrome, Explorer; 
  • Favebucket: ferramenta com maior abrangência; 
  • Klipbox: ferramenta completa, monitora mais de 20.000 fontes de todo o Brasil, na qual um robô de busca encontra, de modo automático, notícias sobre determinado assunto e as envia por e-mail, mantendo a empresa informada sobre concorrentes, mercado e opiniões do público, desse modo, atuando como aliado de negócios on-line. 
  • WebCEO: possui um módulo que consegue analisar e rastrear os backlinks, além de indicar o local de onde estes links estão apontando para seu site. 

Tendo em vista que a Internet aglutina diversas informações diárias, o clipping digital é ideal para que seu negócio tenha mais notoriedade on-line. 

Fonte: https://www.webceo.com/blog/

Topics: clipping

Guest Post - Web CEO

Escrito por: Guest Post - Web CEO

Inscreva-se!

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias