Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa: como emplacar sua startup na mídia

30/set/2015 15:11:00 / Autor - Press Works

Press Works

assessoria de imprensa para startups

É comum encontrar notícias de startups e novos produtos na mídia todos os dias. Jornais, revistas e sites adoram novidades. Então você pensa: “Quero que eles publiquem uma matéria sobre meu negócio!”. Esse pensamento é normal, qual startup não quer aparecer?

Após ligar para diversas redações de comunicação, enviar vários e-mails e ficar pendurado por bons minutos em ligações, comumente o resultado é o mesmo: zero. Nem uma única nota publicada. Entenda que, nesse caso, a insistência não leva à perfeição.

Vou contar um pouco de tudo que já vi nestes últimos anos, o que funciona e o que não. Essas dicas vão ajudá-lo a entender como é a negociação de pautas com a imprensa.

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#1 Momento

Todos nós sabemos o quão urgente sua startup quer aparecer na mídia. Não apenas por status, mas também pelo retorno em negócios. Todavia, tudo tem seu tempo.

Busque a imprensa apenas quando tiver algo interessante em mãos, que seja de grande valor para muitos leitores. A partir disso, tenha uma meta específica. Por exemplo: novos usuários para um serviço recém-lançado – que funcione bem e possa ser testado. Ofereça algo palpável.


Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

#2 Público

Conheça o seu público-alvo e os leitores da mídia desejada. Sua startup oferece algum produto do setor automobilístico? Então, sites de tecnologia como Techtudo e Olhar Digital provavelmente não servem para sua empresa. Atente-se ao conteúdo editorial.

É preciso descobrir quem atingir e fazer uma lista de veículos propensos a publicar o que você deseja. Sites, blogs, revistas, jornais e até contas no Twitter e perfis no Facebook podem ser utilizados como divulgação. Dica de ouro: descubra quem trabalha nestes locais. Caso você não saiba, o Google pode lhe ajudar.

#3 Comunicação

Dificilmente uma publicação fará uma matéria sobre sua empresa após uma abordagem sem graça – não entre em contato sem ter algo curioso. Simplesmente não funciona. Você precisa apresentar uma história fácil e interessante. Títulos atraentes, subtítulos informativos, poucas vírgulas e linhas – no máximo quatro por parágrafo. Esse é um dos melhores caminhos para elaborar seu texto.

Caso esteja preparando um press release (material de divulgação para a imprensa), tenha em mente que o cerne é o problema que está sendo resolvido. Prove que a sua solução funciona. Mais, que a mídia pode ver ou experimentar esse serviço. Nunca se esqueça de dizer quem você é e como chegou até ali. Sua história é relevante.

Se você realmente quer impressionar, siga o caminho direto: explique que existe um problema e como seu produto/serviço irá solucioná-lo.

Você pode até achar que seu negócio é revolucionário, mas não diga isso. Nem que será o próximo Twitter ou Facebook. Não fale que você tem a melhor equipe, ou a melhor tecnologia disponível. Autoelogio não cola.

Dica crucial para escrever bem e ter boa receptividade: condense a informação principal em poucas palavras para facilitar o entendimento do jornalista.  Isso não é impossível, além de ser regra para a escrita na web. Na internet e, particularmente, em e-mails, textos longos trazem essa reação: “Meu Deus! Isto é comprido demais! Próxima mensagem”.

Tente saber quem são os repórteres e editores da publicação que você almeja. Estabeleça uma relação mais próxima com eles. Vá a conferências e cadastre-se em coletivas de imprensa do setor em que trabalha. E, mais importante, tenha um “elevator pitch” na ponta da língua. Como você se venderia para um formador de opinião em 30 segundos?

Da mesma maneira que os profissionais de mídia podem ajudar na divulgação do seu negócio, você pode ajudá-los com sugestões e ideias criativas e que interessem ao leitor.


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Escrito por: Press Works

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