Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

6 dicas para tirar fotos que farão seu release bombar

[fa icon="calendar"] 19/jun/2017 17:27:22 / Autor - Willian Amaral

Willian Amaral

Um texto bem escrito é fundamental para que o press release de sua empresa tenha um potencial de publicação elevado frente ao mercado editorial. No entanto, por mais que a escrita esteja impecável, se o jornalista não receber um bom material fotográfico, as chances de emplacar matérias e receber destaque na mídia diminuem. Pensando em tornar o release mais atrativo e chamar a atenção dos jornalistas, a Press Works elaborou seis dicas para não fazer feio na hora do clique:

  1. Resolução

O fator primordial para uma fotografia de qualidade é a resolução, principalmente em mídias impressas. Por isso utilize uma boa câmera para fazer as fotos – é a imagem da empresa que está em jogo –, e caso vá utilizar o celular, certifique-se de que as fotos estejam com resolução mínima de 300 DPI.

Açaí Beat-1.jpg

Açaí com confete da franquia Açaí Beat

  1. Enquadramento

Quando a foto centralizar uma pessoa, objeto ou equipe, o espaço que sobra do lado esquerdo e do direito, bem como na parte de cima e de baixo, deve ser equivalente. Nada de cortar a cabeça ou os braços de quem está posando. Caso os protagonistas sejam os sócios da empresa, por exemplo, procure enquadrá-los acima da cintura ou dos joelhos, com a câmera posicionada abaixo do nível dos olhos (é só abaixar um pouquinho e tirar a foto levemente de baixo para cima). Tal posicionamento transmite solenidade e seriedade.

Mucca Shop.jpg

Sócios-fundadores do shopping virtual MuccaShop

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

  1. Fundo

Caso a foto seja dos sócios ou da equipe, a parede que aparecerá ao fundo deve, preferencialmente, conter o logo da companhia – você está divulgando a sua marca. Caso o estoque, a cozinha ou o escritório sejam o background do clique, por exemplo, os ambientes devem estar organizados e limpos. Ao se falar em produtos, as publicações costumam pedir fotos com fundo branco, chamadas “em still”, exatamente para poderem recortar o fundo e fazer em montagens.

iCasei.jpg

Equipe do site de casamentos iCasei

  1. Luz

Como matéria-prima da fotografia, a iluminação é essencial para um bom clique. Lugares mal iluminados deixam o ambiente pouco nítido e tornam as imagens pouco atrativas. Prefira tirar fotos de dia – usando a luz natural ao invés de flashes – e não se posicione contra o sol se o clique for ao ar livre.

Mali-1.jpg

Sócios-fundadores da Mali Eventos e Sweet Mali

  1. Postura

Seriedade é diferente de “cara feia”. Ao tirar uma foto sua, busque demonstrar felicidade. Lembre-se de que você é um empreendedor e seu negócio é – ou será – um sucesso. Um meio sorriso já ganha a simpatia do jornalista, mas expressões descontraídas estão liberadas. Quanto mais empolgação transmitir, melhor.

Btatóp-1.jpg

Sócios-fundadores da franquia Batatóp

  1. Criatividade

Uma foto criativa, com elementos e expressões que fogem do comum tem um potencial de publicação muito maior. Se a sua empresa faz almofadas personalizadas, por exemplo, que tal tirar uma foto em meio aos produtos? Ou, caso seu negócio seja uma franquia de foodtruck, é uma boa ideia se fotografar com o contêiner ao fundo.

Belas Cores.jpg

Sócio-fundador do e-commerce Belas Cores

Topics: Assessoria de Imprensa, press release, fotografia

Willian Amaral

Escrito por: Willian Amaral

Willian Amaral é assessor de imprensa e social media na Press Works. É jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e já passou por empresas como CNA Idiomas e Walt Disney World Resort.

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias