Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de imprensa para franquias: como fazer?

15/nov/2017 16:57:08 / Autor - Victor Puia

Victor Puia

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O setor de franchising é um dos que mais cresce no Brasil – segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising), o crescimento no primeiro semestre de 2017 foi de 9,4% – e um dos fatores determinantes para o sucesso das redes é a forma como se posicionam perante a mídia. Isso porque jornais, revistas, televisão e, principalmente, internet são fontes importantes para prospecção de franqueados. A divulgação de uma franquia aos veículos jornalísticos possui algumas particularidades em relação a outros ramos de negócios. Vamos a algumas delas:

 Atente-se às tendências do segmento

O material de lançamento de uma franquia à mídia deve comunicar com clareza seus objetivos, o modelo de negócio e os diferenciais. A partir do momento em que a rede é conhecida no mercado, o ideal é variar os assuntos – da apresentação de novidades aos bons resultados de franqueados e histórias de empreendedorismo – e alinhar as divulgações de acordo com as tendências do segmento, como redes que oferecem home office e mais de um modelo, que podem servir como uma fonte de renda extra, que apresentam benefícios para empreendedoras mulheres, entre outras.

 

Destaque os números

O lançamento de uma franquia já é pauta para a mídia, mas se torna ainda mais atraente se vier associado a números expressivos e reais. Destacar bons resultados, como faturamento e número de unidades, assim como ressaltar diferenciais nos valores para os franqueados, como baixo investimento inicial, alta taxa de lucratividade ou o curto prazo de retorno, é estratégia eficaz, pois chama a atenção, não só dos jornalistas, mas também dos interessados em investir na rede.

 

Cases de Assessoria de Imprensa para Franquias

 

Não economize nos dados

É natural o estranhamento em abrir informações sobre a rede para a assessoria, porém é a partir daí que saem as boas matérias dos veículos jornalísticos. Por isso, o primeiro passo para o processo de divulgação fluir da melhor forma possível é entender a necessidade dos dados para cada pauta, sejam valores de investimento da franquia ou histórias pessoais do empreendedor.

 

Busque histórias que emocionam

Uma história com um elemento “gente como a gente”, de pessoas comuns que conquistaram seu espaço e que agora celebram a vitória são inspiradoras e atraem os holofotes da imprensa – um franqueado que perdeu tudo e se recompôs com a franquia ou que investiu em uma unidade em um local inóspito e teve sucesso são alguns exemplos. Ao divulgar cases de sucesso é importante que a unidade em questão tenha de seis meses a um ano de operação, para que haja bons resultados a serem mostrados.

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Use o fundo de marketing para ajudar os franqueados a vender

O fundo de marketing ou taxa de publicidade – valor que a maioria das redes cobra mensalmente dos franqueados –, se bem empregado, pode render aumento de vendas às unidades, assim como reforçar o brand awereness regional e despertar interesse de novos parceiros. Investi-lo em assessoria de imprensa pode ser uma boa estratégia.

 

Passe sua mensagem por meio de fotos

Imagens ilustram o conteúdo divulgado, por isso é fundamental produzir fotos que mostrem o modelo de negócio, traduzam os valores da empresa e passem a uma boa impressão, conferindo credibilidade. Outro ponto que agrega à divulgação é que as fotos estejam sintonizadas com cada pauta – ter imagens do franqueado quando divulgar cases de sucesso, por exemplo.

 Cases de Assessoria de Imprensa para Franquias

 

Topics: Franquias, Assessoria de Imprensa

Victor Puia

Escrito por: Victor Puia

Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, faz parte da equipe Press Works, prestando assessoria para PMEs e startups de diversos segmentos.