Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

O que é Assessoria de Imprensa?

10/abr/2018 11:00:03 / Autor - Press Works

Press Works

o que é assessoria de imprensa

Qual empreendedor não gostaria de ver seu negócio virar notícia? Embora a assessoria de imprensa seja capaz de gerar a visibilidade que empresas e pessoas tanto querem, muitos não sabem o que é assessoria de imprensa e como ela funciona.

Acompanhando as mudanças ocorridas com os meios de comunicação, os serviços de assessoria de imprensa também se transformaram. Para quem pensa que “assessoria de imprensa é apenas para grandes empresas” ou ainda “é um serviço muito caro para os pequenos negócios”, certamente vai se surpreender ao pesquisar sobre as soluções presentes no mercado. Além de possíveis, os serviços de assessoria de imprensa geram impactos positivos para quem investe neste modelo de divulgação. 

Para esclarecer o que é assessoria de imprensa, como funciona e porque apostar nesse serviço, preparamos um post completo para esclarecer as principais dúvidas. Quer saber se a assessoria de imprensa é para o seu negócio? Então, não deixe de conferir!

O que é assessoria de imprensa?

De forma simplificada, o trabalho de uma assessoria de imprensa é transformar instituições, pessoas e empresas em notícia. Basicamente, o que uma assessoria de imprensa faz é administrar informações sobre o seu negócio que tenham conteúdo jornalístico, deixando-as mais atrativas aos meios de comunicação.


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Toda vez que alguém ou um negócio ganham destaque na mídia, a divulgação e a visibilidade acabam sendo consequências naturais. Portanto, contratar uma assessoria de imprensa basicamente é uma forma de fazer com que o seu negócio apareça, chamando assim a atenção para a marca e a sua empresa.

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Como funciona o trabalho de uma assessoria de imprensa?

Para criar conteúdos interessantes e atraentes, a assessoria de imprensa deve conhecer bem seu cliente e o seu mercado de atuação. Além de saber sobre seus pontos fortes e fracos e quais são os seus objetivos com a comunicação, o trabalho da assessoria de imprensa envolve estudar o público alvo do cliente e quais são os temas que podem ser relevantes seja para a mídia, seja para a sua audiência.


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O trabalho de uma assessoria de imprensa conta com diversas etapas, que vão desde a elaboração de uma estratégia de comunicação, passando pelo envio do release, até o relacionamento com os veículos desejados para a publicação e a apresentação de resultados.

Criação de uma estratégia/plano de comunicação

O trabalho de uma assessoria de imprensa começa com a elaboração de uma estratégia de comunicação. Trata-se de um planejamento em que o assessor mapeia os principais públicos que serão alvo de interlocução, mensagens que serão veiculadas, mídias que serão acionadas. Tudo isso planejado no calendário e, quando possível, fazendo conexão com assuntos sazonais ou em voga.


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Elaboração de um press release

O press release, ou simplesmente release é um texto escrito em linguagem jornalística que será divulgado para as principais redações. Este texto contém informações e fatos relevantes sobre a empresa, seus produtos e serviços ou seu modo de atuação. O objetivo desse texto é vincular a empresa a um fato interessante, ou mesmo transformá-la em notícia, para que seja divulgada.

Muitas vezes um release é publicado integralmente pelos veículos de comunicação. Outras vezes, o jornalista entra em contato com o cliente para obter informações e dados adicionais para só então elaborar sua matéria.


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Follow up

Também faz parte do trabalho de uma assessoria de imprensa o relacionamento com as redações e a mídia. O chamado follow up nada mais é do que entrar em contato com as redações visando confirmar o recebimento do release, avaliar sua aceitação e possibilidade de veiculação, além de oferecer novas pautas.

Clipping

Por fim, também faz parte do trabalho de uma assessoria de imprensa mostrar os resultados ao seu cliente. O clipping nada mais é do que uma compilação de todos os veículos os quais o cliente foi notícia.

Resultados

É importante que o cliente saiba que, ao contratar os serviços de uma assessoria de imprensa, ele não possui a garantia de que será publicado em nenhum veículo. Isso porque a assessoria de imprensa não compra espaço na mídia. Logo, todo conteúdo publicado é resultado de um trabalho estratégico que envolve pesquisa e análise acerca de temas e assuntos que tem potencial para virar notícia.

Por não envolver pagamento na publicação, o trabalho da assessoria de imprensa tem maior credibilidade e potencial de influenciar. E, justamente por isso, ele acaba trazendo mais resultados ao cliente.

Como o trabalho da assessoria de imprensa acaba tornando as informações de um negócio ou de pessoas mais atraentes tanto para a mídia quanto para o público, o seu poder de engajar, e chamar a atenção são maiores.


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Mídias impressas e mídias digitais

Durante um bom tempo, o trabalho de uma assessoria de imprensa era focado em mídias offline, ou seja, mídias impressas e rádio. Com o desenvolvimento das mídias digitais, no entanto, esse cenário mudou. Hoje alguns portais e sites especializados possuem tanta visibilidade quanto os grandes jornais. Justamente por isso, o trabalho da assessoria de imprensa atualmente é muito mais amplo e envolve mais veículos como alvo.

Boas assessorias de imprensa sabem que o trabalho para divulgar seus clientes nas mídias offline e online deve ser equilibrado. O mais importante é encontrar o veículo certo, ou seja, o veículo que é mais acessado pelo público alvo do cliente, independentemente do tipo de mídia.

Para ter visibilidade e se destacar no mercado, apenas bons produtos e serviços não bastam. É preciso contar com algo a mais. A assessoria de imprensa hoje é uma ferramenta estratégica para quem quer chamar a atenção do mercado e fazer seu negócio ser notícia.


Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa, que tal buscar os serviços que melhor se adequam ao seu negócio? Clique aqui conheça nossos pacotes de serviços avulsos ou recorrentes

 

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Topics: Assessoria de Imprensa

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Escrito por: Press Works

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