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Assessoria de Imprensa para Advogados: como fazer?

19/mar/2018 15:50:00 / Autor - Press Works

Press Works

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Em um mercado disputado por mais de 1 milhão de profissionais, chamar a atenção de novos clientes é um desafio. Por isso, uma boa assessoria de imprensa para advogados pode ser a chave para criar autoridade, atrair clientes e melhorar o posicionamento profissional, obviamente, sem ferir o Código de Ética da OAB.

A assessoria de imprensa para advogados pode ser um recurso poderoso dentro de uma estratégia de marketing jurídico. Isso porque, na era digital, além dos meios de comunicação tradicionais, a assessoria também impacta a mídia online . Se antes os resultados se restringiam ao tempo limitado da circulação de notícias, hoje um press release pode ficar indexado no Google e outros buscadores por tempo indefinido, facilitando a conexão entre escritórios, advogados e clientes.

Quer saber como a assessoria de imprensa para advogados pode trazer resultados para o profissional e seu escritório? Confira!

1. O que divulgar

Muitos advogados têm a ilusão que apenas saindo na mídia, a prospecção de clientes é um resultado certo. Porém, além de uma comunicação focada no público alvo, o trabalho da assessoria de imprensa envolve encontrar uma boa história, que seja interessante tanto para a mídia, quanto para seus potenciais clientes.

Obviamente, essa história não pode deixar de considerar a expertise e o posicionamento do profissional enquanto uma autoridade. Afinal, reputação e confiança são elementos essenciais quando se trata da escolha de um advogado ou um escritório.

O Código de Ética da OAB é outro aspecto que não deve ser deixado de lado na elaboração do press release. A regra é que qualquer conteúdo divulgado pelo advogado seja meramente informativo, sem que haja o oferecimento de serviços ou mencionem diretamente a captação da clientela.


"Código de Ética da OAB, Provimento 94/2000, que “dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia. Art. 1º” é claro: é permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento"


Comentários de notícias atuais envolvendo a legislação e suas alterações, causas ganhas pelo escritório, decisões judiciais que podem afetar clientes e potenciais clientes, resultados de pesquisas feitas pelo escritório, envolvimento com projetos comunitários, recebimento de prêmios e até o uso de recursos tecnológicos visando inovar na prestação de serviços jurídicos são temas que podem resultar em ótimos press releases.

2. Onde divulgar

Como temas jurídicos fogem ao conhecimento de quem é leigo, ter o aval de um advogado na notícia sempre traz mais credibilidade ao conteúdo. Um bom trabalho da assessoria de imprensa pode tanto transformar um escritório ou um profissional em notícia, como também em fonte, fazendo com que os próprios veículos de comunicação passem a buscá-lo.


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Mudanças na legislação ou uma decisão importante no judiciário podem trazer consequências de grandes proporções. Por isso, veículos de massa como Folha, Estadão, Exame, UOL, O Globo, Valor, costumam se interessar mais por temas jurídicos, além das publicações mais técnicas como Migalhas e Jus Navigandi.

3. Quanto custa uma assessoria de imprensa

Ao contrário do que muitos pensam, a assessoria de imprensa para advogados não é indicada apenas para profissionais de grandes escritórios. Como a prospecção é um fator de sobrevivência em um mercado tão competitivo, qualquer advogado, independentemente do nicho de atuação, pode (e deve) investir em assessoria.

A boa notícia é que, assim como o mercado da advocacia vem se transformando, o mercado de assessoria de imprensa também. Hoje já é possível encontrar modelos de assessoria de imprensa on-line bastante acessíveis para escritórios, startups e profissionais que atuam de forma autônoma.


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Topics: assessoria de imprensa para advogados

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Escrito por: Press Works

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