Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Crowdfunding: como fazer bem feito?

15/mar/2018 16:01:00 / Autor - Press Works

Press Works

crowdfunding-ajudar-negocio-aza2016.png

Inicialmente, o crowdfunding era uma forma de financiamento bastante utilizada por projetos culturais e artísticos. Porém, como o montante envolvido em geral era pequeno, a divulgação para amigos, familiares e para os próprios utilizadores de plataformas online, era suficiente para conseguir os valores pretendidos.

Quando este modelo ganhou espaço entre as startups e outros negócios, o cenário da captação mudou um pouco. Para o financiamento de projetos maiores, a divulgação precisa ser mais robusta. É preciso alcançar uma boa fatia do público alvo. Neste sentido, o trabalho de uma assessoria de imprensa para crowdfunding pode fazer toda diferença, não apenas auxiliando na conquista do recurso, mas também chamando a atenção da audiência antes mesmo do projeto ser concretizado.

"As principais plataformas nacionais de crowdfunding são Broota, EqSeed, Kickante, Start Me UP, Benfeitoria, Vakinha, Catarse e Idea.me. Dentre as internacionais destacam-se IndieGoGo, KickStarter e Exit Valley"

Quer saber como a combinação entre crowdfunding e assessoria de imprensa pode auxiliar negócios inovadores a chegarem ao mercado. Confira!

O que divulgar?

Por trás de ideias inovadoras não é muito difícil encontrar boas histórias. Projetos de crowdfunding, em geral, envolvem ideias e negócios que ainda não foram explorados comercialmente. Justamente por isso, a curiosidade e o interesse são facilmente despertados.

O desafio da assessoria de imprensa para crowdfunding, no entanto, é contar a história certa para o público certo. Direcionar o press release tanto para grandes mídias quanto veículos especializados é uma boa opção.

A visibilidade é fundamental em um projeto de crowdfunding, já que ela é o primeiro estímulo para o apoio. Explorar os benefícios gerados, as demandas do público alvo, a necessidade do financiamento coletivo e a questão da inovação são aspectos que não devem escapar da divulgação.

O ideal é que o público, ao se deparar com a notícia, tenha a clareza de que apoiando o projeto, está de fato auxiliando uma ideia que não sairia do papel se não fosse o auxílio do público.


Clique e veja o case de sucesso da Press Works que auxiliou na divulgação e no financiamento de um projeto de crowdfunding


Onde divulgar

O tipo de projeto, o produto ou serviço ofertado, o propósito dos idealizadores e até a história de criação podem ser temas explorados pela assessoria de imprensa. Obviamente, o tema trabalhado acaba direcionando o press release para as mídias mais adequadas e consequentemente, para o público mais interessado.

Quando se trata de crowfunding não existe uma receita pronta para definir a divulgação. É preciso avaliar a história, construir um bom release e só então definir quais os melhores canais para divulgar.

Custo ou investimento?

Muitos projetos de financiamento coletivo funcionam na base do “tudo ou nada”. Isso significa que, caso o empreendedor não atinja a meta de recursos lançada, ele poderá perder tudo aquilo que foi coletado. Em outras palavras, é o famoso “nadar e morrer na praia”.

Por isso, a contratação de uma assessoria deve ser vista como investimento. Afinal, os resultados podem estar diretamente ligados ao sucesso do financiamento, fazendo com que todo e qualquer esforço reflita em resultados.

O próprio custo deve ser visto como investimento e pode entrar no valor global do projeto. Como algumas formas assessoria de imprensa já contam com preços e pacotes de serviços bem mais acessíveis, o valor total do projeto não é tão afetado por este custo.


Pensa em apostar na assessoria de imprensa para crowdfunding? Clique e conheça nossos pacotes de serviços avulsos ou recorrentes

CONHEÇA NOSSOS PACOTES 

 

Topics: assessoria de imprensa crowdfunding

Press Works

Escrito por: Press Works

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias. Sob demanda e de recorrência. Fundada em 2012 por Michel Bekhor, já atendeu a mais de 800 clientes dos mais diversos segmentos. www.pressworks.com.br. Tels: (11) 4301-0161