Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

O que aprendemos fazendo assessoria de imprensa para 700 startups

[fa icon="calendar"] 31/out/2017 14:11:43 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

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Por definição, assessoria de imprensa é uma atividade imprevisível: no fim do dia, quem decide se determinado tema vai ser publicado ou não é o jornalista, uma pessoa sujeita a demandas, agenda e humor variáveis – assim como todos nós.

A experiência de atender 700 clientes – startups, PMEs e franquias, entre outros – nos cinco anos de história da Press Works (www.pressworks.com.br), no entanto, nos ensinaram a reduzir essa imprevisibilidade ao mínimo possível.

Abaixo, listamos alguns pontos que aprendemos serem essenciais para o sucesso do trabalho de assessoria de imprensa.

  • Uma boa história

Você sabe o que é uma boa história – ou pauta, para falarmos no linguajar jornalístico? Uma boa pauta é aquela que alia novidade, informação e emoção. O quanto de cada um desses ingredientes é necessário varia conforme o tema, público-alvo, objetivo da divulgação, entre outros. O importante é que sem uma história sólida e interessante, é difícil obter resultados com assessoria de imprensa. 

  • Saiba com quem você quer falar

A primeira pergunta a se fazer é: o release é voltado ao público B2B ou B2C? Em outras palavras, a ideia é conversar com outras empresas ou com os consumidores finais? Isso define como o material é escrito e as mídias que serão abordadas, deixando a divulgação mais certeira. Há clientes que precisam falar apenas com um desses mercados, outros, com os dois. De toda forma, essa definição precisa estar clara a cada trabalho de assessoria de imprensa. 

  • Regularidade é uma aliada

A Press Works inovou no mercado de assessoria de imprensa com um modelo de contratação avulsa, que facilita o acesso a esse serviço para PMEs e startups. Isso não significa que o trabalho recorrente a longo prazo seja uma estratégia ineficiente. Pelo contrário, um processo contínuo de comunicação das atividades de determinado cliente ajuda a consolidar sua posição como fonte para a mídia, além de facilitar o aproveitamento de oportunidades de divulgação relacionadas à sua área de atuação. Uma ressalva: como falamos acima, é preciso ter uma boa história para cada release enviado aos jornalistas. 

  • Assessoria não pode ser a única arma

Por mais que a mídia espontânea conquistada por meio da assessoria de imprensa seja uma ferramenta importante para o sucesso de um negócio, ela não pode ser a única arma utilizada na comunicação de uma empresa. Mesmo para PMEs e startups, que costumam trabalhar com orçamentos menores, há diversas possibilidades de estratégias de baixo custo com marketing digital que podem ser combinadas.

Ficou curioso para ver como esse trabalho funciona na prática (e ainda por cima conseguir um espaço para sua empresa na mídia)? Marque um horário para conversar com um de nossos especialistas e conheça os custos de assessoria de imprensa com a Press Works. 

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(*) Artigo da Press Works publicado originalmente na AdNews

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.

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