É relevante o crescimento das startups no Brasil. Acompanhando o setor desde 2011, a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) contabiliza, atualmente, mais de 4,2 mil embriões de empreendedorismo no país. Estamos falando de empreendedores, em sua maioria jovens inovadores, que propõem soluções tecnológicas para resolver problemas e otimizar atividades de todos os setores de maneira extremamente ágil e eficiente.
E como uma assessoria de imprensa pode ajudar no minha startup?
Engana-se quem pensa que esse é um serviço caro, voltado apenas para grandes negócios ou empresários renomados. Independente de porte ou segmento, todo e qualquer tipo de empresa pode sim ter uma assessoria de imprensa, visto que ela é seu cartão de visita para a mídia e possui poder de influência suficiente para fazer a diferença na hora de colocá-lo no topo.
Alcançar a chancela de um especialista sobre o seu negócio é uma das engrenagens do trabalho de assessoria de imprensa para startups, mas há outras abordagens que são benéficas para quem adere ao serviço, como por exemplo, auxiliar no desenvolvimento do storytelling. A expertise da agência pode contribuir para que a empresa construa a história que deseja passar para a imprensa, é essencial que ela seja atrelada ao modelo de negócio ao mesmo tempo que impacta a mídia, positivamente.
Saindo do anonimato com estratégia clara
Por desenvolver inovadoras aplicações de tecnologia, muitas startups só teriam possibilidade de chegar ao conhecimento da mídia por meio de eventos do segmento e é aí que entra o papel da assessoria . Desde o primeiro briefing somos capazes de encontrar no cliente os assuntos de maior interesse para a mídia e apresentá-lo aos veículos que atingem os stakeholders, destacando-se em meio aos concorrentes.
Por isso a importância de integrar a assessoria à equipe de marketing, lembrando que não há momento certo para isso. Mas é preciso ter bem esclarecido seu objetivo, para assim definir qual o formato de divulgação é o mais adequado, pois é possível trabalhar com diferentes objetivos:
- Construção de posicionamento da marca, um processo que demanda tempo;
- Aumentar a reputação para transações comerciais, é comum que investidores se aproximem de startups com quem tenham fit a partir de notícias veiculadas;
- Melhorar a awareness, com um plano estratégico assertivo a assessoria de imprensa consegue impactar os seus potenciais clientes, crescendo o volume de vendas da empresa
- Divulgar um produto/serviço pioneiro antes de qualquer concorrente, a assessoria fará com que ela seja conhecida e você lembrado pela inovação e a intenção for um trabalho mais pontual
Também é necessário estudar e compreender qual tipo de mídia faz sentido para o seu negócio, ou seja, onde estão seus stakeholders? Nos veículos tradicionais e offline ou na mídia online mais nichada?
Independente do momento de contratação, é certo que o trabalho de assessoria de imprensa trará a competitividade necessária para sua startup destacar-se no mercado.
Quer conhecer o modelo de assessoria de imprensa on-line para startups da Press Works? Clique no botão abaixo para agendar uma reunião on-line