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Como criar um plano de comunicação para sua empresa?

29/nov/2017 3:02:17 / Autor - Guest Blog

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Ao concentrar seus esforços para abrir uma empresa e montar a sua equipe de trabalho, você deve criar um plano de comunicação que inclua ações de endomarketing e marketing externo. O marketing interno diz respeito aos seus funcionários. Já o externo será a forma como você se comunica com os seus stakeholders, ou seja, seu público estratégico (clientes, fornecedores, entre outros).

"O trabalho de uma assessoria de imprensa ajuda a moldar a imagem pública de uma companhia para a comunidade e seus clientes"

O tom e a linha de abordagem também definirá a cultura da organização e a sua identidade empresarial. Por isso, listamos algumas dicas para ajudar a criar um plano de comunicação para a sua empresa. Confira:

Defina suas metas e objetivos

O primeiro passo é definir os objetivos que você gostaria que o plano alcançasse. Para obter o interesse de todas as partes envolvidas neste processo - funcionários, parceiros, fornecedores - é preciso explicar claramente por que o plano existe e quais os resultados que se almeja.

Há muitos objetivos que podem ser considerados importantes, mas deve-se priorizar e escolher os mais vitais para a visibilidade da sua empresa e da sua marca. Seus objetivos podem estar focados em diferentes fatores, como obter confiança, educar e aumentar a consciência dos clientes, entre outros que vão construir a sua imagem ao longo do tempo.

Defina sua audiência

Quem precisa saber o que está acontecendo em sua empresa? É importante identificar todas as partes interessadas e quais as ações que deverão ser realizadas para manter todos informados. Seu público pode ser constituído pelos funcionários, executivos, parceiros, influenciadores, clientes, entre outros. Uma vez que você definiu seu público, você pode segmenta-lo em níveis ou setores para facilitar a disseminação de suas informações. Ao segmentar as ações para os diferentes públicos, por exemplo, trabalhando com ferramentas de endomarketing, marketing externo e vendas e ainda comunicação empresarial, você garante que seus objetivos estão sendo alcançados.

Invista na comunicação digital

A variedade de plataformas de comunicação digital desempenha um papel importante na forma como uma empresa se comunica hoje em dia com seus stakeholders. Com o aumento das tecnologias digitais, as empresas que tem consciência de como usá-las estão assistindo a abertura de novas vias de inovação e sucesso. Por isso, aprender mais sobre como cada tipo de mídia funciona, entendendo suas capacidades e limitações, maximizam a eficácia da forma como a sua empresa se comunica.  

Molde a sua imagem com uma boa assessoria de imprensa

Uma eficiente assessoria de imprensa também desempenha um papel fundamental na influência da rentabilidade de uma empresa. O trabalho de uma assessoria ajuda a moldar a imagem pública de uma companhia para a comunidade e seus clientes. Você quer ser identificado pelas suas ações sustentáveis? Está participando de um programa de aprimoramento? Uma assessoria pode garantir que essas iniciativas sejam conhecidas pelo seu público alvo.

Comunique-se desde o início

Não negligencie ou deixe de se comunicar desde o início das atividades da sua empresa. Sabe-se que o empreendedor ao abrir um negócio é absorvido por inúmeras formalidades e, ao se deparar com tantos custos e exigências legais, acaba deixando o planejamento estratégico, incluindo a comunicação para um segundo plano.

Mas se você deseja economizar tempo e dinheiro com as questões burocráticas e se dedicar ao aprimoramento das relações com seus funcionários, clientes e fornecedores, já existe diversas soluções no mercado. A Juridoc, por exemplo, é uma plataforma online que ajuda a abrir a sua empresa e cuida de toda a sua documentação legal de forma prática e econômica. Deste modo, você se sente mais seguro para empreender e dedica seu tempo para executar e cumprir suas metas, seja no campo organizacional ou estratégico.

(*) Texto de autoria da Juridoc

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