Blog de Assessoria de Imprensa para Pequenas Empresas, Startups, PMEs e Franquias

Como funciona uma Assessoria de Imprensa digital

1/abr/2019 14:11:53 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

pr_article_header.jpg

Não é só no Brasil que o modelo tradicional de assessoria de imprensa mostra seus limites para atender às necessidades específicas de startups e pequenas empresas. Quase que simultaneamente ao lançamento da Press Works por aqui em 2012, a startup Publicize dos EUA também lançou um serviço com a mesma pegada: descomplicado, acessível e de alto impacto. 

Veja abaixo um trecho de um artigo publicado por esta assessoria de imprensa digital americana, nossa “irmã gêmea separada no nascimento”:

 Startups, de forma geral, tem restrições financeiras para investir em assessoria de imprensa. O capital inicial tende a ser direcionado mais para o desenvolvimento de produtos e serviços, e pouco sobra para a divulgação da empresa.

Diferentemente de negócios mais estabelecidos, a maioria das startups não têm temas para serem tratados junto à mídia toda semana - elas costumam lançar um produto ou serviço por vez e de forma intervalada. Espaço publicitário está fora de questão – é simplesmente muito caro.

Apesar de todas estas restrições, visibilidade na mídia continua sendo importante e pode ser crítico na geração de leads.

Guia de Assessoria de Imprensa

Então, o que as startups podem fazer?

Elas podem, claro, conquistar seu próprio espaço de mídia com os recursos que têm. Mas, para a maioria, este é um caminho tortuoso. Deve-se levar em conta a barreira para escrita de artigos e press releases, sem contar a difícil tarefa de identificar tópicos quentes que atraiam jornalistas e os persuadam a publicar sua história.

Além disso, o tempo e os recursos necessários para esta tarefa são altos, um complicador para empresas pequenas. É por isto que muitas startups podem se beneficiar de uma assessoria de imprensa especializada, com as ferramentas e experiência para garantir resultados.

O que é uma assessoria de imprensa para startups?

Uma assessoria de imprensa visa colocar o cliente em espaço editorial da mídia por meio de relacionamento, conhecimento e elaboração de press releases como parte do pacote.

Leia: 3 Falácias sobre Assessoria de Imprensa

O grande obstáculo para startups é o custo: no modelo tradicional, elas precisam investir milhares de reais e ficam amarradas em contratos de longo prazo com cláusulas de rescisão custosas.

Se tivéssemos que descontruir a assessoria tradicional e montá-la do zero para atender às demandas específicas de startups, este serviço deveria ser contratado de forma pontual e com um custo mais acessível. Por que não permitir que uma startup experimente o serviço por alguns meses e decida se quer contratar mais?

Hoje, as coisas mudaram na mídia: não são só as grandes têm chance. Com uma assessoria de imprensa on-line, mesmo as menores empresas podem aparecer.

Tradução livre e editada de artigo publicado no site www.publicize.co

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

Topics: Startup, Assessoria de Imprensa

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.