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Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Startup: Como Desenvolver um Marketplace do Zero?

12/jun/2018 10:08:57 / Autor - Guest Blog

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Apesar de parecer um primeiro passo lógico e natural, desenvolver um marketplace do zero pode ser o pior erro que você irá cometer na trajetória da sua startup.

Neste artigo iremos lhe apresentar algumas das alternativas possíveis para desenvolver o seu produto do zero e discutir qual delas levará seu negócio mais longe.

 

Opção 1: Contratar uma Fábrica de Software

Se você contratar uma empresa realmente profissional, com experiência e qualidade comprovadas, sua média de investimento será superior a 30 mil reais. Caso resolva, além de um website, desenvolver um aplicativo para Android e iOS, seu investimento facilmente ultrapassará os 50 mil reais.

Clientes compram valor

A questão aqui é: vale a pena investir valores altos como esses sem antes ter certeza de um retorno? Por mais que tenham sido feitas pesquisas ou testes com potenciais clientes, só é possível saber se um negócio realmente vai dar certo a partir do momento que ele está no ar, com pessoas pagando pelo seu produto/serviço. Antes disso, tudo é especulação.

Ainda assim, você pode dizer: "Meu produto é diferente, tem uma ótima experiência de usuário, ótimo design, e uma funcionalidade matadora que passamos meses planejando. Tenho certeza que as pessoas vão usar”.

Esse tipo de pensamento pode ser fatal para o seu negócio. A verdade é que as pessoas não compram produtos, características, nem funcionalidades. Elas compram valor, benefícios, algo que realmente resolva a dor ou necessidade que elas tenham naquele exato momento. E não uma interface bonita ou uma funcionalidade redonda.

 

Opção 2: Contratar um Freelancer

Antes de considerar essa opção, lhe faço uma pergunta: você entende de desenvolvimento para gerenciar um Freelancer?

Se você não é um desenvolvedor, ou tiver experiência gerenciando equipes de desenvolvimento, você irá perder tempo e dinheiro investindo em um freelancer para a sua Startup.

Apesar dessa opção lhe oferecer custos diretos mais baixos, seus custos indiretos podem ser ainda maiores. Alguns motivos disso são:

- Freelancers não sabem se comunicar: eles vão entender o seu projeto, começar a programar e, se algo estiver dando errado, se ele perder o prazo ou tiver dúvidas sobre como fazer determinada funcionalidade, você não ficará sabendo durante o projeto, e sim depois de cobrar diversas vezes, ligar, e bater na porta da casa do Freelancer.

- Freelancers não entregam no prazo: em geral, esses profissionais trabalham em um emprego tradicional durante o dia e desenvolvem seu projeto à noite ou trabalham Full Time como freelancer e acabam tendo muitos projetos ao mesmo tempo. Por isso, furam facilmente as estimativas de prazo e, normalmente, não te contam sobre isso.

- Freelancers entregam com bugs: se uma empresa profissional já entrega um produto com muitos bugs, imagine um Freelancer que normalmente não faz testes antes de te entregar. E você, que não entende de sistemas para saber se tudo realmente está funcionando, só vai descobrir quando os clientes finais reclamarem. Nesse momento, o freelancer da sua Startup já terá sumido.

Obs. Os casos acima representam a maioria dos Freelancers com quem trabalhamos durante diversos anos. Entretanto, não quero ser injusto. Existem muitos Freelancers e Desenvolvedores em geral que são realmente profissionais, entregam no prazo, com qualidade e se comunicam muito bem. Mas eles são notoriamente raros.

 

Opção 3: Ter um Sócio Desenvolvedor

Normalmente esse é o caso mais convidativo para você empreendedor. Porque, analisando friamente, você não gasta nada para desenvolver o seu produto. Quem vai passar horas e madrugadas programando o produto perfeito que você planejou, será seu sócio desenvolvedor.

Enquanto isso, você cai na falácia que está apenas esperando o produto ficar pronto para começar a vender. Pois sem o produto perfeito não tem como conquistar clientes e conseguir receita para o seu negócio, certo?

Errado! Seu maior erro é pensar que precisa de um produto perfeito e desenvolvido durante meses para começar a vender. Mais errado ainda é pensar que o seu sócio desenvolvedor irá se manter no seu negócio enquanto ele trabalha de verdade e você faz planilha, estimativa, gráficos, joga conversa fora com parceiros.

Se você não está vendendo seu produto e falando com clientes, você irá rapidamente perder seu sócio desenvolvedor. Então você vai atrás de outro, oferece mais uma vez um Vesting, perde mais tempo, e no final das contas mais e mais sócios desenvolvedores vão sendo recrutados, mas todos vão embora.

Como evitar isso? Trabalhe duro de verdade, venda sua proposta de valor, mesmo sem ter um MVP Funcional e faça seu negócio acontecer mesmo sem ter um desenvolvedor na equipe. Empreender é isso: usar os recursos que você tem disponível para entregar valor para seus clientes.

 

Opção 4: Plataforma Pronta Customizável

Mas como você pode validar seu produto investindo pouco e sem ter dor de cabeça com programadores?

A melhor solução é usar plataformas prontas e customizáveis. Elas oferecem baixo custo e permitem validar a sua ideia rapidamente.

Plataformas de Landing Page, como Unbounce e KlickPages; Plataformas de Ecommerce como Loja Integrada e Xtech; WordPress tanto para Landing Page quanto para Blog.

Esse tipo de estratégia tem algumas peculiaridades como o tempo necessário para aprender a configurar cada plataforma e as limitações nativas de cada uma delas.


Nós podemos te ajudar!

Agora, caso você descubra que o seu modelo de negócios é um Marketplace (saiba o que é um Marketplace aqui), tenho uma boa notícia pra você:

O Ideia no Ar oferece uma Plataforma Pronta de Marketplace Customizável, com investimento acessível e que permite validar seu modelo de negócios logo no primeiro mês de operação.

Você escolhe qual será seu Modelo de Receita (Comissão ou Mensalidade) e já começa a faturar o quanto antes para comprovar se existe um mercado interessado em consumir sua solução.

E além da Plataforma Customizável, oferecemos também consultoria especializada. Assim você também poderá contar com nosso know-how lançando mais de 250 negócios digitais.

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Escrito por: Guest Blog