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Por que todo Franqueador deveria ter uma Assessoria de Imprensa?

9/abr/2019 9:12:07 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

A assessoria de imprensa para franqueadores gera de leads por meio da divulgação em espaço editorial de veículos de comunicação. Matérias publicadas na imprensa carregam a chancela de um terceiro, e, portanto, trazem credibilidade à sua mensagem.

Uma pesquisa do Grupo iFranchise mostra que, em termos de "taxas de fechamento de negócio", a assessoria de imprensa fica atrás apenas do boca a boca. “A mídia acaba emprestando sua reputação à franquia”, diz Michel Bekhor, fundador da Press Works.


Boa assessoria de imprensa para franqueadores

 

Uma estratégia vencedora

Enquanto a maioria das pessoas leem as notícias diárias sem saber como elas foram parar lá, a verdade é que 60% das matérias encontradas em um jornal tiveram uma mãozinha de um assessor.

Uma boa assessoria de imprensa irá:

  • Criar uma boa história e com informações relevantes a respeito da sua franquia e franqueados
  • Ter a criatividade e o instinto para "criar a notícia" ligando sua marca a temas atuais
  • Conhecer jornalistas que possam se interessar em publicar a sua história

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Que história contar?

  1. Apresentação da franquia ao mercado

Qual é a sua marca, quantas unidades tem, qual os valores envolvidos com a abertura do seu negócio, quem são os sócios por detrás da ideia: tudo isto pode se transformar em informação relevante para a mídia que deseja conhecer quais as franquias que estão se lançando ou já estão no mercado há algum tempo.

  1. Celebração de resultados da marca

Uma franquia em crescimento precisa divulgar os bons resultados alcançados para inspirar mais franqueados. Desde sua expansão em números até a abertura de novas unidades e aportes financeiros que podem alavancar a rede, tudo é material para a mídia. “Para levar uma informação palpável ao seu público, os jornalistas gostam de divulgar números concretos, como faturamento, crescimento e tempo de retorno do valor investido”, lembra Bekhor.

  1. Cases de sucesso de franqueados

Quando um franqueado obtém bons resultados, a assessoria de imprensa tem material relevante para atingir a mídia. Muitos veículos preferem falar sobre uma franquia quando ela já tem um exemplo – conhecido como “case” – para ilustrar uma reportagem, com direito a trajetória do empreendedor, cifras e planos futuros.

  1. Lançamento de novos produtos e serviços

Novidades no catálogo de produtos e serviços da franquia atraem a mídia e, consequentemente, clientes. Pode ser um novo sabor, linha de cosméticos ou roupas, softwares, ou mesmo a adoção de outro formato. “Uma novidade acessível para o consumidor final aumenta as chances de uma boa repercussão”, completa o diretor da Press Works.

Se a sua franquia tem uma história para contar, precisará contratar uma assessoria de empresa especializada para fazê-la chegar até os jornalistas. A não ser que você tenha uma equipe interna de redatores e que sejam bem conectados, fazer esta atividade internamente não é uma opção. Procure a Press Works para buscar orientação de como sua franquia pode prospectar novos franqueados com a ajuda de uma assessoria de imprensa.

Cases de Assessoria de Imprensa para Franquias

Topics: Franquias, assessoria de imprensa para franquias

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.