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Inbound PR: assessoria de imprensa turbina geração de leads para funil

3/fev/2017 11:10:00 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

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Há vários razões para utilizar uma assessoria de imprensa, mesmo que o impacto financeiro não seja imediato; ela pode ser útil para atrair talentos, ganhar visibilidade de investidores e aumentar a moral, do time por exemplo. Apesar destes benefícios, o investimento em assessoria de imprensa costuma ser feito visando a geração de leads – principalmente em startups e pequenas empresas que tem uma premência de receitas. Se você acha que os gastos em assessoria competem com os de propaganda e marketing, é importante entender como ela pode impactar cada estágio do funil de vendas:

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Consciência – Reconhecimento do Problema (Topo de Funil)

O estágio da consciência começa quando o consumidor passa por problemas ou necessidades que podem significar oportunidade de negócios. Neste ponto, eles não estão diretamente buscando informações, mas sim uma forma de compreender sua necessidade. A melhor forma de fazê-lo é lendo sobre outros que já passaram por isso. Marcas inteligentes usam Inbound PR para conseguir consumidores que buscam inovar. Elas monitoram mídias sociais e canais específicos atrás de pessoas que façam perguntas relevantes, para então criar um conteúdo orientado para o problema do público-alvo.

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Consideração – Escolha da Solução (Meio de Funil)

Durante a fase de consideração o consumidor está buscando todas as soluções disponíveis. Neste momento, eles vão atrás dos fornecedores e começam a estudar sobre os investimentos e recursos necessários para seguir em frente. Materiais de marketing e informações claras são importantes neste momento, mas menções orgânicas em mídias sociais também são fundamentais para convencer o consumidor de que a sua marca é a melhor. Um gerenciamento de reputação cuidadoso é essencial para garantir que você não será eliminado a esta altura do campeonato por causa de uma avaliação negativa.

Decisão – Qual o melhor fornecedor (Fundo de Funil)

Quando chega no momento da decisão, o consumidor já sabe como abordar e resolver seu problema. Ele tem uma lista de possíveis fornecedores e está buscando justificar sua decisão. Conteúdos pagos são suspeitos neste ponto, pois o consumidor procura a validação de terceiros. Relatórios de especialistas, estudos de caso e outras referências físicas são o forte da assessoria de imprensa para lhe garantir a posição privilegiada.

Retenção

Muitas pessoas não pensam sobre retenção no processo de compra, mas ela é muito importante. A competição é acirrada e consumidores podem mudar de ideia a qualquer momento. Eles podem, também, comprar mais e recomendar sua marca. Um fluxo constante de colocação positiva na mídia reforça que eles tomaram a decisão correta. Você sempre precisará de novas referências, estudos de caso e consumidores que irão falar com jornalistas. Ver como você promove seus clientes podem inspirá-los a participar também.

Conclusão

Investir em uma assessoria de imprensa é uma forma efetiva de aumentar vendas e acelerar o processo de compra. Uma estratégia sólida envolve todos os estágios citados acima. Envolve, também, se abastecer das ferramentas adequadas para monitorar seus esforços e decidir se valem a pena. Assim que você percebe o impacto de uma assessoria de imprensa, comprovar o ROI é fácil.

SEO e Press Release

 

*Tradução livre e editada de Trendkite

Topics: Assessoria de Imprensa, inbound marketing, inbound pr

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.