Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

O que é press release?

[fa icon="calendar"] 2/fev/2016 17:29:17 / Autor - Press Works

Press Works

Entenda a importância dessa que é uma das principais ferramentas para divulgar seu negócio na mídia

press_release.jpg

Muito conhecido entre os profissionais de comunicação, o press release é um dos principais instrumentos da assessoria de imprensa. Responsável por divulgar lançamentos, eventos, cases, entrevistas, entre outros acontecimentos, é um forte aliado de quem busca ser reconhecido. Para esclarecer a importância do release, - e acabar com algumas dúvidas e mitos -, a Press Works fez um Q & A. Confira.

O que é um press release?

O press release é um material de divulgação para a imprensa. Através dele, são divulgadas informações sobre lançamentos de produtos, serviços, marcas, eventos, etc. Basicamente, o conteúdo do texto pode servir como base para que o jornalista escreva uma matéria respeito, ou até mesmo publique-o na íntegra. Além disso, funciona como a versão da empresa à imprensa.

 Por que ele é importante?

Quando bem utilizado, outros materiais são tão eficazes quanto o press release. Após ser planejado e escrito, ele será encaminhado para jornalistas especializados. Assim o profissional de comunicação terá as informações necessárias para poderá produzir uma matéria sobre o negócio em questão. Em suma, em qualquer contato com a mídia, é imprescindível ter em mãos um release: os jornalistas o pedem.

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

 Como ele será usado pelo jornalista?

Ao receber o press release, o profissional de comunicação avaliará como utilizará o material. Não há como prever como será esse processo: o release poderá ser publicado na íntegra, sem alterações, assim como sofrer diversas modificações. O veículo também poderá solicitar uma entrevista com o porta-voz da marca ou outros dados exclusivos, dependendo do espaço e tempo disponíveis, e da relevância do tema.

 Como é um BOM press release?

Um BOM press release deve ser informativo, conciso e atraente para quem for lê-lo, ou seja, o jornalista. Para isso, o responsável pela elaboração irá se utilizar de técnicas textuais e evitar ao máximo o tom comercial. Mesmo ao divulgar o lançamento de uma franquia, por exemplo, o material veiculado não pode apenas enumerar adjetivos da marca, para que não venha a ser declinado pelos veículos de comunicação.

 Por que o BOM release não morreu, mas sim evoluiu?

Ao longo dos anos, o BOM release foi ficando mais rico, e podemos dizer que assumiu uma versão 2.0. Ferramentas como infográficos, links, entrevistas, vídeos e fotos podem ser agregados ao material. Se houver muitos dados, por exemplo, um gráfico será muito mais atraente para o jornalista, que poderá usá-lo para ilustrar melhor a sua matéria. O release moderno é muito mais completo, próximo a uma matéria e útil aos profissionais de comunicação – e sorte a sua se puder contar com um!

 

Se ao invés de escrever um press release, você preferir contratar uma equipe de jornalistas para fazê-lo, não hesite em conhecer os pacotes de assessoria de imprensa da Press Works. Clique no botão abaixo para conhecer nossos pacotes

 

CONHEÇA NOSSOS PACOTES 

 

 

Topics: Assessoria de Imprensa, press release

Press Works

Escrito por: Press Works

Agência de conteúdo e link building com modelo sob demanda e de recorrência. Voltada a PMEs, startups, franquias e profissionais liberais. Fundada em 2012 por Michel Bekhor, já atendeu a mais de 600 clientes dos mais diversos segmentos. www.pressworks.com.br. Tels: (11) 4301-0161 / 0800-892-1298 (Exceto SP)

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias