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Press Releases, Backlinks e SEO: O que você deve saber

[fa icon="calendar"] 15/jan/2017 19:25:00 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

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O SEO (Search Engine Optimization) costuma ser citado como uma das principais motivações para se divulgar press releases. O raciocínio é o seguinte: já que o Google vê cada link como um "voto" para o seu site, quanto mais conteúdo e backlinks espalhados por aí, melhor. Será que é tão simples assim?

Infelizmente, não. Como nem toda cobertura de mídia é de alta qualidade, nem todos os links - press releases e outras fontes – possuem autoridade. O Google faz esta diferenciação.

A web é meritocrática, não democrática

A analogia anterior de contar links como votos é, fatalmente, falha. O algoritmo não coleta votos e declara o ganhador após uma simples contagem. O Google está sempre mudando, mas o foco costuma ser na reputação da empresa e na qualidade do conteúdo e do engajamento.

Desta forma, o processo é menos parecido com uma eleição e mais semelhante a alguém pedindo uma sugestão de restaurante. Todos temos amigos cujas recomendações costumam ser sempre acertadas. Também temos alguns amigos bem-intencionados mas que nos indicam umas “roubadas”. Analogamente, o Google faz ponderações antes de avaliar a importância de cada indicação.

E como diferenciar a qualidade da informação? Experiência. Será que seu amigo já foi naquele restaurante, ou só está repetindo algo que ouviu? Da mesma forma, o Google presta atenção não no seu link, mas no que os visitantes fazem com ele. Caso eles interajam com o conteúdo, o buscador lhe dará maior autoridade.

 

Cases de Link Building

 

Por quê os profissionais de SEO estão fazendo a pergunta errada

Especialistas vêm tentando, nos últimos anos, chegar a uma conclusão sobre a verdadeira função dos press releases no SEO. Matt Cutts, Especialista em Pesquisa do Google, costuma declarar que eles não importam. Ele os vê, na verdade, como uma propaganda paga, e recomenda que todos os tratem assim. Para evitar multas, sugere Cutts, trate os links de press releases como "nofollow" - ou seja, instrua o sistema a não contabilizá-los.

No entanto, especialistas em SEO discordam, já que, de acordo com suas análises e simulações, os links de press releases podem efetivamente aumentar os resultados de SEO. Aqui cabe outra ressalva, porque Cutts talvez esteja fazendo referência ao formato como  como press releases são distribuídos nos EUA. Por lá eles são veiculados por meio de grande diretórios de notícias e serviços de “wire”, que são exemplos clássicos de publicações não-orgânicas. Enquanto que no Brasil, nossas assessorias são mais artesanais e utilizam-se mais de corpo-a-corpo do que tecnologia.

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A questão a ser feita, dada a meritocracia de links do Google, é: "meus links estão estabelecendo confiança e engajamento do meu público?". Um link legítimo de um press release em uma mídia de alta tráfego e com grande número de seguidores são bons sinais.

Conclusão

Você irá ouvir várias opiniões diferentes sobre este assunto - seja por ideologia, adivinhação ou através de dados. No entanto, não acho que é possível discordar da afirmação de que o Google avalia links e conteúdo baseado na relevância para o visitante, o que por fim é medido através do engajamento. Leve isto em conta ao decidir como traçar uma estratégia que contemple assessoria de imprensa para turbinar seu SEO.

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Topics: Link building, press release, SEO

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.

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