Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Por que uma proposta de assessoria de imprensa para startups e PMEs tem que ser diferente

[fa icon="calendar"] 28/ago/2017 13:34:50 / Autor - Michel Bekhor

Michel Bekhor

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Empresas pequenas e iniciantes por muito tempo estiveram fora do radar das assessorias de imprensa tradicionais. Não importa a conta que se faça, a percentagem de companhias brasileiras que têm ou já tiveram o suporte de uma agência é ínfima, em boa parte devido à baixa adesão deste segmento. Embora não tenha vocação para um serviço de apelo universal, afinal não há espaço na mídia para todos, era inequívoco que a nova geração de empreendedores digitais poderia e muito se beneficiar de divulgações à imprensa para anunciar suas inovações ao mercado, mas não tinham condições de fazê-lo.

Quando nos propusemos a atender as empresas de menor porte há quase cinco anos, tivemos que contestar alguns dogmas para oferecer um serviço de impacto e ao mesmo tempo com custos inteligentes. Analisamos experiências de PR para pequenos negócios em outros países e começamos a cozinhar a transformação para o mercado local. O primeiro passo foi empacotar e publicar uma tabela de preços em nosso site, e imediatamente a gritaria foi grande. Alguns concorrentes manifestaram sua oposição a este modelo “temerário” de assessoria de imprensa. Recebemos até cartinha de reclamação.

Entendemos que tais inovações demoram a ser aceitas, mas os ventos da mudança eram inevitáveis. Afinal, se a assessoria de imprensa faz a ponte entre as empresas e a mídia, e essas duas pontas haviam passado por mudanças significativas nos últimos anos, com a revolução digital das mídias e do empreendedorismo, por que as agências continuavam trabalhando da mesma forma? Veja a seguir as principais mudanças que guiaram nossa jornada que já impactou mais de 700 negócios até agora:

  •  Assessoria de imprensa não precisa ter periodicidade mensal. Nem todas as empresas têm novidades que despertem o interesse da mídia mês após mês. No caso das startups, após seu lançamento, pode haver certa dificuldade em seguir emplacando matérias na imprensa sem conteúdos novos. Embora, na Press Works, trabalhemos de forma recorrente, oferecemos também a possibilidade de o cliente optar apenas por um job. O trabalho contínuo é importante para construir uma marca e mantê-la relevante à pauta jornalística. No entanto, é possível que uma única ação já gere frutos e possa trazer resultados necessários para um empreendedor decidir como deseja seguir adiante. 

CONHEÇA NOSSOS PACOTES 

  • Assessoria de imprensa em pacotes de serviço. Lá atrás, quando começamos, os sites das assessorias de imprensa tradicionais eram estáticos e estritamente institucionais. Para se obter uma proposta, era necessário fazer contato por telefone ou e-mail para marcar uma reunião e, só depois disso, receber um orçamento. Coloque aí 3, 4 semanas por baixo para finalmente contratar um parceiro de comunicação. Nós decidimos padronizar e deixar os preços transparentes para podermos começar o trabalho com mais agilidade, afinal, poucas startups podem se dar ao luxo de esperar.
  • Garantia de resultados. Em nossos pilotos, percebemos que um dos grandes obstáculos para a contratação de uma assessoria pelo empreendedor era a falta de garantia de resultados. Lamentavelmente, apesar de toda a nossa vontade, este era um aspecto que não podíamos alterar. Afinal, cabe apenas aos jornalistas decidirem o que vai ser pauta ou não. Ufa, ainda bem, pois é aqui neste mesmo endereço que mora a liberdade de imprensa, tão cara para a democracia. Mas a questão ficava em aberto: investir em algo de retorno duvidoso era uma barreira. Nossa solução foi participar do risco por meio de garantias comerciais, que reembolsariam o cliente do investimento feito caso um resultado mínimo e previamente acordado não fosse alcançado. 

Pode parecer um contrassenso, mas toda vez que identificamos uma nova assessoria de imprensa ou um novo braço de uma agência veterana que, em menor ou maior grau, replica o modelo da Press Works, ficamos felizes. Ao nosso ver, trata-se de uma confirmação de outros profissionais do jornalismo de que o formato tradicional de assessoria imprensa, tal como era no passado, precisava ganhar alternativas para atender à nova geração de empreendedores que está mudando o mundo. Essa é a nossa contribuição para o mercado. Sejam bem-vindos ao mundo das MarTechs.

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

Topics: Assessoria de Imprensa, assessoria de imprensa para startups

Michel Bekhor

Escrito por: Michel Bekhor

Michel Bekhor é jornalista e fundador da assessoria de imprensa para startups Press Works (www.pressworks.com.br). Já trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney, e na startup AlôHelp. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, em Marketing pela University of New South Wales e certificado em Assessoria de Imprensa pelo Senac.

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