Assessoria de Imprensa para Startups, PMEs e Franquias

Como escrever um press release?

19/set/2017 12:54:47 / by Press Works posted in press release

[fa icon="comment"] 0 Comments


Um Press Release, ou seja, um comunicado de imprensa é simplesmente uma declaração por escrito distribuído aos meios de comunicação social. Eles podem anunciar uma série de novidades: eventos agendados, promoções, prêmios recebidos, notícias sobre produtos e serviços, novas parcerias importantes, etc.

Passos para escrever seu Press Release

1. O título

O título, ou seja, a primeira frase agarra o leitor e diz quem, o que, quando, onde, porquê e como.

O título do Press Release deve ser breve, claro e direto ao ponto. Use os títulos e sub-títulos do seu Press Release como versões compactas de todo o conteúdo do Press Release.

Geralmente, títulos de um Press Release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anúncio, com o fim de atrair leitores e jornalistas. Pode descrever a última conquista de uma organização, um novo evento, um novo produto ou serviço.

Por exemplo, "Empresa XYZ anuncia Parceria estratégica com Empresa ABC" Títulos são escritos em negrito e são tipicamente muito maior em tamanho do que o texto do Press Release. Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar "um(a)" e "a"/"o", bem como formas do verbo "ser" em certos contextos.

Cases de Sucesso de Divulgação de Startups

2. O Press Release

O Press Release deve ser escrito como você quer que ele apareça em uma notícia de um jornal.

O Press Release deve ser compacto. Evite usar  longas frases e parágrafos. Evite repetições de palavras.

Um primeiro parágrafo (duas a três frases) deve ser um resumo do Press Release e o resto deve ser mais detalhado. Nem jornalistas nem outros leitores iriam ler todo o Press Release, se o início do artigo não gerar interesse.

Tente fazer o máximo uso destes fatos reais. Um método simples para escrever um Press Release eficaz é fazer uma lista dos seguintes itens, como os descritos a seguir. 

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

Assessoria de imprensa versus distribuidor de notícias

7/ago/2017 8:07:14 / by Willian Amaral posted in Assessoria de Imprensa, press release, publieditorial

[fa icon="comment"] 0 Comments

Crédito: Kheng Ho Toh

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

6 dicas para tirar fotos que farão seu release bombar

19/jun/2017 17:27:22 / by Willian Amaral posted in Assessoria de Imprensa, fotografia, press release

[fa icon="comment"] 0 Comments

Um texto bem escrito é fundamental para que o press release de sua empresa tenha um potencial de publicação elevado frente ao mercado editorial. No entanto, por mais que a escrita esteja impecável, se o jornalista não receber um bom material fotográfico, as chances de emplacar matérias e receber destaque na mídia diminuem. Pensando em tornar o release mais atrativo e chamar a atenção dos jornalistas, a Press Works elaborou seis dicas para não fazer feio na hora do clique:

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

SEO, Marketing de Conteúdo e Assessoria de Imprensa têm tudo a ver

22/jan/2017 11:03:34 / by Michel Bekhor posted in Assessoria de Imprensa, SEO, press release

[fa icon="comment"] 0 Comments

No mundo on-line, assessoria de imprensa, marketing digital e propaganda trabalham em equipe. Seus press releases e veiculações na mídia devem passar as mensagens que o marketing concebe para atrair e fidelizar seu público-alvo.

Se a mensagem transmitida no seu relacionamento com a imprensa, espaço publicitário, estratégia de conteúdo e de palavras-chave apontam na mesma direção, suas chances de se dar bem serão maiores. Veja abaixo como estas áreas se interseccionam:

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

Press Releases, Backlinks e SEO: O que você deve saber

15/jan/2017 19:25:00 / by Michel Bekhor posted in SEO, press release, Link building

[fa icon="comment"] 0 Comments

O SEO (Search Engine Optimization) costuma ser citado como uma das principais motivações para se divulgar press releases. O raciocínio é o seguinte: já que o Google vê cada link como um "voto" para o seu site, quanto mais conteúdo e backlinks espalhados por aí, melhor. Será que é tão simples assim?

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

Assessoria de imprensa: como fazer o match entre jornalista e press release?

15/set/2016 18:15:38 / by Willian Amaral posted in Assessoria de Imprensa, press release

[fa icon="comment"] 0 Comments

Vencer a falta de disponibilidade dos repórteres com informações relevantes é um dos maiores desafios de quem quer aparecer na mídia

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

Se o jornalismo mudou, por que a assessoria de imprensa não deveria seguir o mesmo caminho?

2/set/2016 17:37:40 / by Jéssika Morandi / Victor Puia posted in mídia, agências, press release, Assessoria de Imprensa

[fa icon="comment"] 0 Comments

Que a internet, as novas mídias e tecnologias transformaram o jornalismo não é mais segredo. Os grandes veículos já não são os únicos detentores da informação e o leitor de hoje é engajado, seletivo e demanda novas experiências. Nesse cenário de mudanças, como fica a assessoria de imprensa? Como fonte de conteúdo para a mídia, ela não deveria seguir o mesmo caminho?

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

Emplacar matérias na grande mídia via assessoria de imprensa é importante e mais fácil do que você imagina

9/mar/2016 11:00:00 / by Michel Bekhor posted in Assessoria de Imprensa, press release

[fa icon="comment"] 0 Comments

A mídia tradicional está sofrendo com a queda das receitas publicitárias há alguns anos. Esses veículos foram obrigados a reduzir custos e aumentar a produtividade do corpo de jornalistas para equilibrar as contas, e o resultado é que cada vez mais se utilizam de assessorias de imprensa para preencher suas páginas.

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]

O que é press release?

2/fev/2016 17:29:17 / by Press Works posted in Assessoria de Imprensa, press release

[fa icon="comment"] 0 Comments

Entenda a importância dessa que é uma das principais ferramentas para divulgar seu negócio na mídia

Leia mais [fa icon="long-arrow-right"]